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O que é Portabilidade?

O Novo Banco Continental S.A., por meio da Resolução 4.292, de 20/12/13, normatizou a possibilidade de o cliente realizar a portabilidade de crédito entre as instituições do Sistema Financeiro Nacional. 

Entenda como funciona:


O que é Portabilidade de Crédito?

É a possibilidade de transferência de operações de crédito e de arrendamento mercantil de uma instituição financeira (credora original) para outra (proponente), por iniciativa do cliente, mediante liquidação antecipada da operação na instituição original.


Quem pode realizar a portabilidade?

Qualquer cliente Pessoa Física com contrato de operação de crédito vigente.


Quais operações podem ser objeto de portabilidade?

Operações de empréstimos (CDC e Crédito Pessoal), financiamentos e arrendamento mercantil podem ser transferidas de uma Instituição para outra.


Quais os procedimentos para realização da portabilidade do crédito?

Para realizar a portabilidade de crédito é necessário que o cliente solicite o extrato financeiro de sua operação na sua instituição credora original. De posse do extrato, compareça a uma agência do banco proponente para solicitar a portabilidade, onde deve formalizar autorização expressa e específica. A instituição proponente por sua vez, encaminhará a solicitação à instituição credora original, conforme disposto na resolução nº 4.292, de 20/12/2013, do Banco Central do Brasil.


Quais as condições para iniciar a portabilidade?

As condições da nova operação devem ser previamente negociadas entre o cliente e a instituição proponente.


Como será realizada a transferência de informações e recursos?

A transferência de informações e recursos será somente entre as Instituições Financeiras (credora original e proponente), exclusivamente por meio eletrônico.


Qual tarifa para realizar a portabilidade?

Não será cobrada tarifa de portabilidade de operações de crédito.

Para os casos em que o cliente ainda não possuir relacionamento com a Instituição proponente, poderá haver cobrança de tarifa de confecção de cadastro para início de relacionamento.


O cliente pode desistir de fazer a portabilidade?

Sim, a qualquer momento, desde que a Instituição proponente não tenha remetido o pagamento à instituição credora original.

Recomendação:

Antes de qualquer decisão, avalie atentamente as condições atuais de seu contrato e da eventual nova operação que lhe seja oferecida.

A portabilidade é um direito do cliente, mas para que ela não lhe seja prejudicial, é importante que se compare as condições ofertadas pela nova instituição não apenas com aquelas previstas no contrato a migrar, mas também com as condições atualmente praticadas pela instituição original, que podem ser muito mais vantajosas.

O seu gerente é a pessoa indicada para prestar todos esclarecimentos.


Como obter mais informações?

Entre em contato com seu gerente em uma de nossas agências ou através do site http://www.bcb.gov.br/?portabilidadefaq